Projetos Realizados
Suporte ao planejamento comercial de uma grande bandeira de cartões
Desafios
Apoiar no direcionamento da estratégia comercial da bandeira, em linha com as diretrizes internacionais de diversificação de mercados e reposicionamento mercadológico, saindo da imagem de “bandeira” para “provedor de soluções em meios de pagamento”
Identificar e avaliar os verdadeiros espaços no mercado brasileiro junto a emissores de cartões não-bancários, para a ampliação da oferta de serviços que a bandeira já dispunha ou poderia desenvolver
Soluções
Avaliamos as soluções da bandeira disponíveis ou em desenvolvimento, em diferentes verticais, e definimos os temas para uma possível oferta ao mercado
Aceitação, Processamento, Prevenção à fraude, Digital, Fidelidade, Funding, Analytics, Consultoria e Marketing Services
Elaboramos um mapeamento detalhado do mercado de administradoras de cartões, apontando volumes (quantidade de cartões, valor transacionado, quantidade de transações, quantidade de estabelecimentos credenciados) para o total do mercado para os principais players (market share), e nossas previsões de crescimento (5 anos)
Detalhamento os 20 principais players, incluindo estrutura acionária, região de atuação, parceiros críticos – processadoras, bandeiras, credenciadoras – e estratégia percebida, e priorizamos os nomes para uma abordagem mais específica
Conversamos com cerca de 10 players deste mercado, para ouvir suas necessidades por grau de prioridade, em relação aos temas definidos inicialmente
Fizemos uma análise de Gaps entre as necessidades do mercado, e de cada um dos players entrevistados, e a oferta da bandeira (capacidade de resposta), resultando em um mapa com a indicação de frentes por prioridade (ação imediata, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos e linhas a descartar)
Com base na análise de Gaps e na construção de um SWOT detalhado, recomendamos à bandeira seguir em frente, mas de forma condicionada a diversos fatores (internos e externo)
Resultados
O trabalho foi apresentado para toda a alta direção da bandeira, mostrando de forma isenta a distância entre o posicionamento desejado e o que de fato era percebido pelo mercado
As análises e recomendações ajudaram a definir mais claramente as prioridades, fazendo com que a área de negócios desse foco nos temas “aceitação” e “digital” junto ao segmento avaliado e outro correlato (varejistas emissores), resultando em parcerias neste último
Palavras Chave
Melhoria de negocios existentes
Serviços de Apoio