Como?
Como fazemos o que fazemos?
Quem faz? São as pessoas que fazem acontecer…
Nossa própria equipe
Consultores sênior, experientes no mundo executivo e no mundo de consultoria
Que aportam: conhecimento, experiência, habilidade, atitude e valores consistentes
A BOANERGES & CIA CONSULTORIA SE APOIA EM…
Equipe do cliente
Com seu conhecimento profundo de sua realidade, suas questões, suas possibilidades e limitações
Em um processo de cocriação (equipe do cliente e da Boanerges & Cia)
Descoberta Diagnóstico
Nosso ponto de partida é ter
a humildade de…
“Saber o que não sabemos” – consciência da ignorância e abertura para aprender
Não temos…
Respostas pronta
Respostas definidas
Respostas completas e acabadas
Pretensão de resolver todos os problemas
Ouvir atentamente (“ficar rouco de tanto ouvir”) – escuta ativa
Fazendo perguntas que nos ajudem a entender…
O contexto…
Problemas, oportunidades, fenômenos, situações, vontades, desejos, intenções, medos, dores etc
Seus aspectos…
Aparentes, manifestos (a parte visível do iceberg)
Não explícitos mas fundamentais (a parte oculta e, em geral, maior e mais importante)
Abordar a questão sob diversos prismas, ângulos e dimensões, considerando…
Visão
Interna – da própria empresa cliente
Várias pessoas, áreas, níveis etc
Prós x contras
Forças x fraquezas
Experiências: sucessos x fracassos
Ideias, possibilidades, alternativas
Externa – ecossistema e seus players mais relevantes para o tema em questão
Clientes (atuais, ex, prospects), concorrentes (atuais e potenciais), parceiros, provedores, reguladores etc
Oportunidades x ameaças
Tempo…
Passado
Evolução, histórico relevante (o que nos trouxe – e como chegamos – até aqui)
Mais longínqua e mais recente
Visões/perspectivas
Quem estava lá, participou, fez acontecer ou foi impactado
Quem chegou depois
Visão atual sobre o passado
Presente
Contexto atual (o que nos rodeia, nos afeta e nos impulsiona)
Situação atual, como estamos
Visões/perspectivas
Quem continua fazendo
Quem já saiu
Dentro e fora
Futuro
Tendências e possibilidades de curto, médio e longo prazos (para onde estamos, queremos e podemos… ir/indo)
Diagnóstico Recomendações
Identificar, criar e validar, junto com o cliente, os objetivos e metas a alcançar = onde quer chegar
Nível estratégico e tático
Identificar, criar, avaliar e priorizar estratégias (diretrizes macro) e táticas (linhas de ação) para atingir os objetivos e metas definidos = chegar lá
Processo de criação. Possíveis abordagens…
Em cooperação e integração com o cliente – cocriação
Independente e com validação do cliente a posteriori
Abordar a questão sob diversos prismas, ângulos e dimensões, considerando…
Referências/benchmarkings – e suas lições e aprendizados para o caso em questão
Nacionais x internacionais
Do setor x em geral
Sucessos x fracassos
Abordagens, avaliações, análises…
Qualitativas – os quês, comos e porquês…
Quantitativas – os quantos…
Recomendações Implantação
Planejar como desenvolver o projeto de implantação
Definir prioridades, objetivos/metas
Mapear competências
Montar equipe
Interna
Externa
Identificar recursos
Materiais
Financeiros
Estabelecer horizonte de tempo
Definir instrumentos de gestão de projeto
Ex.: PMO (Project Management Office), indicadores-chave, intervenções/ajustes
Apoiar na execução
Coordenas e integrar pessoas, ações, recursos e tempos
Apoiar na identificação, seleção, negociação e fechamento de contratação de fornecedores, parceiros e/ou sócios
Engajá-los e integrá-los no processo após acordo
Apoiar na escolha de contratação de recursos externos (ex: hardware, software, serviços, etc)
Gestão dinâmica de projeto, contribuindo para garantir…
Atingimento de metas/objetivos
Implantação Gestão
Definir objetivos/metas
KPOs (Key-Performance Objectives)
KPIs (Key-Performance Indicators)
Adotar abordagem/metodologia de transformar a estratégia em resultado. Ex.
BSC – Balanced Score Card
Monitorar processos
Apoiar em projetos
Monitorar o mercado – Market Intelligence
Buscando…
Antecipar ameaças e oportunidades
Avaliar
Decidir
Atuar (minimizar ameaças e potencializar oportunidades)
Aprender
Públicos
Prospects
Clientes
Concorrência
Dimensões – situação atual e tendências
Macro: economia, política, social, comportamento
Tecnologia
Regulação
Provocar (saudavelmente) a “ir além”
Sair da zona de conforto, mudar de patamar, desafiar a realidade, desafiar-se…
Identificamos, avaliamos e adotamos as metodologias e ferramentas que se mostram provada e comprovadamente geradoras de resultados, pelo mercado e por nós.
Escolhemos as mais adequadas para cada situação, questão e/ou momento envolvido. Em uma abordagem de hierarquia de prioridade não tentamos forçar o uso de metodologias e ferramentas só porque as conhecemos, estão à mão, estão na moda etc (“não usamos martelo achando que tudo é prego”). Partimos da questão e do seu contexto. Se necessário, buscamos apoio em instrumentos que auxiliem na busca de solução
Algumas metodologias e ferramentas adotadas
Estratégia
Business model canvas
SWOT analysis
Value proposition generator
Design thinking
Gap analysis
Matriz de priorização
Matriz urgência x importância
Avaliação Interna / cultura
Mapeamento de macroambiente
Workshops (processo de criação, cocriação, validação)
Mapa de stakeholders
BSC - Balanced Score Card
KPOs e KPIs - Objetivos e indicadores
Storytelling
Roadmap
Growth Hacking
Exponential approach
Matriz BCG
MVP - Minimum Viable Product
Prototipação
Market approach
Marketing & Vendas
Design thinking
Gap analysis
Matriz de priorização
Workshops (processo de criação, cocriação, validação)
Mapa de stakeholders
Mapa de personas
KPOs e KPIs - Objetivos e indicadores
Storytelling
Focus group
Pitch comercial
Roadmap
Growth Hacking
Exponential approach
Matriz BCG
MVP - Minimum Viable Product
Prototipação
Market approach
Gestão de Projetos
Matriz de priorização
Mapa de stakeholders
Roadmap
Abordagem PMI
Sprint
Scrum
Agile
Gantt
Finanças
Valuation
ROI (Return on Investment) analysis
KPOs e KPIs - Objetivos e indicadores
Operações & Tecnologia
BSC - Balanced Score Card
KPOs e KPIs - Objetivos e indicadores
Roadmap
Gestão Geral
Design thinking
Gap analysis
atriz de priorização
Avaliação Interna / cultura
Mapa de stakeholders
BSC - Balanced Score Card
KPOs e KPIs - Objetivos e indicadores
Roadmap
Matriz urgência x importância